As perspectivas dos pais e mães sobre a influência do jiu-jítsu nos comportamentos de crianças com o transtorno do espectro autista

Código: 5715

CDU: Educação Física

Cutter: 796/A334p

Autor Principal: ALBERTI, Rosa Maria

Editora:Local de Publicação: Porto Alegre,  Ano de Publicação: 2023

Ano do Material: 2023, Tipo de Material: TCC

Paginação: 25 f.

Idioma: Português

Assuntos:

Educação física

Autismo

Jiu-jitsu

Lutadores marciais

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Distúrbio do Neurodesenvolvimento em que há um grupo de pessoas com diferentes condições e características, apresentando algum grau de dificuldade no convívio social, na comunicação verbal e não verbal e em interesses restritivos. Estima-se que uma em cada 100 crianças em todo o mundo tenha TEA, e é mais frequente no sexo masculino. De acordo com as nossas pesquisas até o momento final da escrita, encontrou-se lacunas existentes acerca da temática relacionada ao Jiu-Jítsu e ao TEA nas plataformas de estudos científicos. Por ser um esporte de convívio coletivo e individual, no momento da luta é individual, contudo, é coletivo por ser um esporte em que precisamos de outras pessoas para podermos treinar. Desenvolve-se a parte física e mental de uma forma muito dinâmica, o Jiu-Jítsu, esporte mundialmente conhecido é uma arte marcial que foi criada para a defesa pessoal. Disciplina, respeito, comprometimento, humildade, responsabilidade, espírito de equipe e autoconfiança, são alguns dos benefícios que esta arte marcial proporciona aos seus praticantes. Para tanto, o objetivo da nossa pesquisa foi descrever as perspectivas dos pais e mães sobre a influência do Jiu-Jítsu nos comportamentos em crianças com TEA que praticam Jiu-Jítsu. Para alcançar nosso objetivo foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com os pais e mães de crianças com TEA que praticam Jiu-Jítsu, a fim de buscarmos ou identificarmos as diferentes perspectivas dos mesmos, para contribuir com as formas de trabalhar com crianças com TEA. Os resultados mais recorrentes da pesquisa demonstraram que houve uma melhora no que diz respeito a socialização, a disciplina e a autonomia das crianças com TEA com a pratica do Jiu-Jítsu. Por fim, concluímos que as crianças com TEA devem iniciar e continuar na pratica do Jiu-Jítsu, uma vez que, segundo os relatos dos pais e mães, o Jiu-Jítsu é um facilitador do convívio social e que proporciona diversos benefícios para seus filhos, como foi citado acima. Desta forma, incentivamos que outros estudos nessa direção sejam realizados para aumentar as possibilidades de aprofundamento da temática.

Referência Bibliográfica: ALBERTI, Rosa Maria. As perspectivas dos pais e mães sobre a influência do jiu-jítsu nos comportamentos de crianças com o transtorno do espectro autista [TCC] . 25 . f. , Porto Alegre, 2023.

Relação de Exemplares deste material

Nr. Situação Edição Volume Coleção Campus
9546 Disponível Geral Sogipa