Pacientes em tratamento oncológico ativos fisicamente possuem uma qualidade de vida e um nível de bem-estar maior que os pacientes inativos fisicamente?

Código: 5710

CDU: Educação Física

Cutter: 796/P659p

Autor Principal: PINTO, Wagner Duarte

Editora:Local de Publicação: Porto Alegre,  Ano de Publicação: 2023

Ano do Material: 2023, Tipo de Material: TCC

Paginação: 23 f.

Idioma: Português

Assuntos:

Educação física

Câncer

Oncologia

Tratamento

Doenças

Atividade física

Resumo: A inatividade física e maus hábitos de rotina, tem impactado diretamente e de forma negativa a saúde da população em geral, com isso aumentando principalmente a incidência de câncer, que é a segunda doença que mais mata no Brasil e no mundo. Diversas pesquisas e trabalhos vêm sendo realizados nos últimos anos com atenção a esse tema, pois as estimativas mostram uma crescente significativa de novos casos no Brasil e no mundo. A intervenção utilizando a atividade física como ferramenta auxiliar, combinado com o tratamento oncológico em pessoas com câncer, atenua os efeitos colaterais causados pelo processo, parecendo ajudar no combate à doença e recidiva. Esse trabalho teve como objetivo comparar os níveis de bem-estar e qualidade de vida dos pacientes ativos fisicamente com os pacientes inativos fisicamente e verificar o interesse de pacientes em tratamento oncológico, em participar de um grupo de caminhada ao ar livre e exercícios supervisionados de alongamentos. Para isso, foi realizada uma avaliação através dos questionários: Perfil de Saúde de Nottingham (PSN) para a qualidade de vida, Bem-Estar (McLean et al., 2010) para o bem-estar e questionário online (via Google Formulários) que foram enviados através do e-mail e aplicativo de mensagens (Whatsapp). Não foi constatado diferença significativa ao comparar pacientes ativos e inativos na qualidade de vida (p=0,791) e não foi constatado diferença significativa ao comparar pacientes ativos e inativos no nível de bem-estar(p=0,587). No questionário de Interesse e Nível de Atividade Física, foi constatado que 57% dos participantes demonstraram interesse, enquanto 43% não apresentaram interesse em participar do programa de atividade física.

Referência Bibliográfica: PINTO, Wagner Duarte. Pacientes em tratamento oncológico ativos fisicamente possuem uma qualidade de vida e um nível de bem-estar maior que os pacientes inativos fisicamente? [TCC] . 23 . f. , Porto Alegre, 2023.

Relação de Exemplares deste material

Nr. Situação Edição Volume Coleção Campus
9541 Disponível Geral Sogipa